Favor beber o leite...

setembro 9, 2015

O Espaço dos Fofos recebe o espetáculo Favor beber o leite, senão estraga

Favor beber interno.jpg

Contemplado com ProAc de montagem inédita e agora com o prêmio Zé Renato o “Coletivo Cronópio" reestreia em nossa casa o segundo espetáculo de seu repertório


Com uma linguagem híbrida de teatro, dança e videoarte, a diretora do espetáculo Alice Nogueira foi em busca de onde moram os sonhos na passagem do tempo e partiu de experiências pessoais e memórias de seis atores para construir a dramaturgia da peça.

O grupo, nascido no curso de artes cênicas da Universidade de São Paulo, estreou na cena teatral paulistana em 2008, com (instruções para compor uma peça) – se for viver, leia antes., espetáculo que, este ano (2015), ficou em cartaz no Centro Cultural São Paulo de maio a julho.

Os Fofos abrem seu espaço para receber o espetáculo dentro do projeto Brecht na Lona, que prevê, além da montagem de um espetáculo inédito inspirado no dramaturgo alemão, a recepção de grupos paulistanos para apresentarem seus trabalhos. 


Sinopse
Durante seu aniversário, uma jovem recebe a visita de um coelho. Forçada a segui-lo, ela é guiada até o lugar em que moram os sonhos e lá revisita os desejos esquecidos, ou não, pelos atores da peça no arco do tempo.


Sobre o Coletivo Cronópio
O Coletivo Cronópio surgiu em 2005 dentro do curso de Artes Cênicas da Universidade de São Paulo a partir da união de alunos com interesses comuns: explorar os limites do ator, a encenação contemporânea e a criação de dramaturgia em processo. Hoje, é formado pelos atores Ana Junqueira, Clara Cornejo, Débora Peccin, Gabriel Labaki, Leonardo Birche e Tathiana Botth, além da assistente de direção Raquel Médici e a diretora e dramaturga, Alice Nogueira.

Desde 2005, a companhia vem desenvolvendo uma linguagem caracterizada pela subversão lúdico/ácida de uma série de “significados” e conceitos pré-estabelecidos. Essa linguagem é fruto da pesquisa prática da companhia sobre os limites da representação no corpo do ator e da prospecção de metodologias possíveis para a criação de uma dramaturgia própria, que traduza os sentimentos e a visão de mundo de seus integrantes. É por esse recorte que o Coletivo Cronópio constrói um discurso cênico que fala de situações cotidianas que vão desde o patético, o ridículo e o bizarro, até a poesia e o humor. 


Sobre a diretora
Alice Nogueira, 29 anos, é atualmente aluna do curso de pós-graduação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. A diretora pesquisa o teatro alemão e, em 2014, fez residência artística no teatro Volksbühne, em Berlim, acompanhando processos de criação e montagem dirigidos por Frank Castorf e do P14 Jugendtheater der Volksbühne. Após ter realizado, em 2008, o espetáculo Instruções para compor uma peça, em 2014 teve o novo projeto do Coletivo Cronópio, Favor beber o leite, senão estraga, contemplado com o ProAc de montagens inéditas. Fez assistência de dramaturgia para Newton Moreno na montagem da peça Terra de Santo com Os Fofos Encenam em 2012, projeto contemplado com o edital da Petrobrás. Dirigiu em parceria com a Cia Pessoal do Faroeste, a remontagemdo texto Meio Dia do Fim de Paulo Faria, indicado ao Prêmio Shell 2009 de melhor autor. Foi orientadora artística do Projeto Ademar Guerra 2010, projeto de incentivo ao teatro no interior. É orientadora artístico-pedagógica da escola Casa do Teatro (curso livre de teatro da Escola Célia Helena). Realizou assistência de direção para diversos artistas, entre eles, Miriam Rinaldi, Luiz Fernando Ramos e Beth Lopes, participando de importantes projetos em instituições de mérito como SESC e SESI. 


Elenco: Ana Junqueira, Tathiana Botth, Leonardo Birche, Clara Cornejo, Débora Peccin e Gabriel Labaki.

 

facebook.png

 

 

Agenda

Em breve, novas atividades