Os Fofos recebem MARICA

novembro 10, 2014

Os Fofos recebem MARICA, espetáculo que narra os últimos instantes de vida de Federico García Lorca.

Marica-Blog-2.jpg

O ator e produtor teatral Washington Luiz, juntamente com o encenador Marcio Aurelio, trazem aos palcos brasileiros um dos mais recentes textos do dramaturgo argentino Pepe Cibrián Campoy. Trata-se do espetáculo MARICA, monólogo que narra os últimos instantes de vida do poeta espanhol Federico García Lorca.

Federico García Lorca (1898-1936), foi perseguido pela ditadura franquista e executado em represália ao seu discurso libertário e por ser homosexual assumido.

No texto, o autor subverte o sentido da expressão “marica” usando-a não apenas para designar o que é fraco, covarde, indigno, mas, igualmente, os opressores, os caretas, os assassinos das artes e das ciências. Ao mesmo tempo, marica é o que rompe, ultrapassa, destrói; marica é o que revolta, critica, detona; marica é o que cria, transcende, constrói. 

A encenação de Marcio Aurelio privilegia a palavra e o seu sentido nesta montagem interpretada pelo ator Washington Luiz, levando o espectador à reflexão da necessidade de um mundo menos inflexível e mais tolerante com as diversidades.

 

Sinopse
MARICA narra os últimos instantes de vida do grande poeta e dramaturgo andaluz Federico García Lorca.

Com liberdade poética, o autor constrói um monólogo onde Lorca dialoga com seu assassino, enquanto diferentes personagens reais da vida do protagonista vão surgindo no palco, ilustrando aspectos artísticos e pessoais fundamentais em sua biografia.

Momentos de brilhante poesia original de Cibrián Campoy complementam a fábula, onde Federico questiona por meio de valores de sua origem, sua condição, o horror que exercem as tiranias e o repúdio a todas as formas de intolerância.

 

Ficha Técnica
autor: Pepe Cibrián Campoy
diretor: Marcio Aurelio
ator: Washington Luiz
diretora assistente: Lígia Pereira
preparação corporal e coreografia: Marize Piva
tradução: Washington Luiz
cenografia: André Cortez
figurino: Marcio Aurelio e Lígia Pereira
iluminação: Marcio Aurelio e Silviane Ticher
trilha sonora original: Daniel Maia
fotografia: Laercio Luz
assessoria de Imprensa: Adriana Monteiro, Oficio das Letras
assistência de produção: Miguel Marcarian Júnior
produção executiva: Washington Luiz

facebook.png

 

 

Agenda

Em breve, novas atividades