Alex Gruli

Ator, autor e diretor


Profissionalmente, estreou na Cia. Razões Inversas, dirigido por Marcio Aurelio, com quem montou “Édipo Rei” e “Fausto Zero”, ambos com temporada no TBC. Depois, passou pelo Grupo XPTO, onde montou o espetáculo “Utopia - Terra de Dragões”. 

Alex é um dos atores fundadores da companhia Os Fofos Encenam, participando de seus quatro primeiros espetáculos, sob direção de Fernando Neves e Newton Moreno: “Deus sabia de tudo...”, “A Mulher do Trem”, “Assombrações do Recife Velho” e “Ferro em Brasa”. 

Depois, realizou temporada de dois espetáculos no Teatro Popular do SESI: “O Nome” sob direção de Denise Weinberg e “B – Encontros com Caio Fernando Abreu”, com direção de Francisco Medeiros. Participou também da montagem com texto e direção de Mário Bortolotto, “Uma Pilha de Pratos na Cozinha”, e do texto de Mário Vianna com direção de Alexandre Heinecke, "O Amor do Sim", ambos projetos do Espaço dos Satyros. No mesmo teatro, participou da montagem do texto de Sérgio Roveri com direção de Fábio Ock, "O Eclipse".

Trabalhou em 3 espetáculos cujos autores dirigiram seus próprios textos: Otávio Martins no espetáculo “Últimas Notícias de Uma História Só”, Ariella Goldman em "Narcisianas" e Marcelo Rubens Paiva em "A Noite mais Fria do Ano". Integrou também o elenco da comédia "Vamos", de Mário Viana dirigida por Otávio Martins e o elenco de "Amigas Pero No Mucho", de Célia Forte dirigido por José Possi Neto. Em 2015, fez "Opus 12 para Vozes Humanas", texto de Sérgio Roveri com direção de José Roberto Jardim.

Esteve em cartaz com o espetáculo premiado "Caros Ouvintes", com texto e direção de Otávio Martins, diretor com quem construiu uma sólida e frutífera parceria nos palcos e na TV. Em 2016, fez "Jogo Aberto" e "Nove em Ponto" com direção de Isser Korik no Teatro Folha. Em 2017, “Lili Carabina”, texto de Júlio Kadetti e Aguinaldo Silva sob direção de Daniel Lopes. Nos últimos anos, esteve em “Divórcio” texto de Franz Keppler com direção de Otávio Martins e na remontagem de “Caros Ouvintes”.

Alex estreou como autor e diretor no espetáculo “Só”, em 2020, com apresentações online por conta da pandemia. 

Na TV, integrou o elenco de "#partiushopping", programa de Tom Cavalcante no canal Multishow, em 2015, com direção de Otávio Martins. No cinema, sob direção de André Moraes, fez “Entrando numa Roubada” e “Não se aceitam devoluções”. Na TV, esteve na série “Pico da Neblina”, da HBO, com produção da O2 Filmes.