Cris Rocha

Atriz, pesquisadora e professora de teatro


Formada pela Escola de Arte Dramática (EAD – ECA – USP) e em Comunicação Social pela Universidade Metodista, é professora de Interpretação da Escola Livre de Teatro de Santo André e integra a equipe dos Fofos que desenvolve e ministra oficinas sobre Circo-Teatro, sendo responsável pela prática de Composição de personagem.

Entre os principais workshops destacam-se: O trabalho do Ator com Yoshi Oida; Clown com Philippe Gaulier; Viewpoints com Donnie Matter; Topeng com Cristina Formaggia.

Atua profissionalmente há 20 anos. Como atriz trabalhou com Gianni Ratto, Tiche Vianna, Francisco Medeiros, Georgette Fadel, William Pereira, Kleber Montanheiro, Paulo Faria, Ana Roxo, entre outros.

Foi assistente de direção de William Pereira na montagem de Romeu e Julieta para o SESI Paulista.

Possui pesquisa no trabalho com máscaras e composição de tipos cômicos. Pesquisou a linguagem da Commedia Dell’Arte através de estudos com Tiche Vianna e a técnica de Viewpoints sob orientação de Miriam Rinaldi.

No cinema, trabalhou nos filmes Uma Noite em Sampa e A Cidade Imaginária, ambos com roteiro e direção de Ugo Giorgetti; participou de Domésticas, com direção de Fernando Meirelles e Nando Olival e na TV, da série Som e Fúria, de Fernando Meirelles – Rede Globo.

Trabalhou como coordenadora artístico-pedagógica no Teatro Vocacional e no Projeto Ademar Guerra e foi uma das responsáveis pela implementação do Projeto Letras de Luz da Fundação Victor Civita. Em 2006 foi indicada ao prêmio Shell de melhor atriz pela atuação no espetáculo Ferro em Brasa.