Marcelo Andrade

Ator, cenógrafo, aderecista e professor


Profissional das artes cênicas desde 1982. O início da carreira no teatro profissional aconteceu com o grupo Mambembe, na TV apresentou o programa Revistinha da TV Cultura, nesta mesma década participou da gravação de radionovelas nos estúdios da Rádio Eldorado com produção da agência SSC&B Lintas.

Nos anos 90 integrou o elenco de grupos como: Cia. Razões Inversas, Projeto Maioridade 68, Grupo Pasárgada e Núcleo Argonautas de Teatro, além de participar do elenco de diversas produções teatrais independentes. Após 10 anos de trabalho ininterrupto na área teatral, surgiu a necessidade da busca pelo aprimoramento teórico das linguagens que envolvem essa arte, a formação acadêmica aconteceu no ano de 1992, com a conclusão do curso de Educação Artística pela Faculdade Mozarteum. Ao concluir a formação acadêmica percebeu o desejo de atuar dentro da linguagem teatral para além da função de ator, isso permitiu ampliar o campo de atuação onde revelou-se a inclinação para desenvolver atividades na área pedagógica e na que envolve a compreensão artística da tridimensionalidade do espaço cênico e seus componentes.

No ano de 1996 assinou o primeiro projeto cenográfico com o espetáculo Qualquer um de nós, com texto e direção de Bosco Brasil. No cinema integrou o elenco de filmes como: Lula o filho do Brasil, roteiro Fernando Bonassi, Denise Parana, Daniel Tendler e Fábio Barreto, diretores Fábio Barreto e Marcelo Santiago e Se Deus vier que venha armado, roteiro e direção de Luis Dantas. No ano de 2001 colaborou na fundação do grupo Os Fofos Encenam onde segue participando dos processos criativos. Atualmente além dos trabalhos voltados à carreira de ator, desenvolve projetos cenográficos, cenotécnicos, elaboração e construção de adereços e atividades pedagógicas ligadas à área de Teatro.